“Hard skills seguem sendo importantes, mas já não bastam”

Novo curso do IBGC foca nas relações humanas no contexto da família empresária e no domínio das habilidades socioemocionais. Curso inicia em 6 de março

  • 26/01/2023
  • Gabriele Alves
  • Cursos

Na empresa de controle familiar a sobreposição das dimensões social, afetiva e patrimonial nas relações entre as pessoas constituem uma particularidade deste tipo de negócio que demanda uma abordagem personalizada.

Alguns relatórios, como o da Deloitte titulado Tendências Globais de Capital Humano já vem adiantando que, no contexto pós-pandemia, “as organizações e os líderes podem aproveitar as lições aprendidas com o cenário de crise vivido para reimaginar a maneira como o trabalho é feito, não apenas para sobreviver, mas também para prosperar”. Os dados mostram, inclusive, que “os executivos estão se concentrando em redesenhar o trabalho por meio da otimização do potencial humano e da projeção do trabalho em torno dos pontos fortes dos profissionais”.

Considerando este contexto e atento às tendências em diferentes tipos, setores e portes de empresas, o IBGC lançará no dia 6 de março de 2023, o curso Dinâmicas humanas na empresa familiar elaborado exclusivamente para membros de famílias empresárias que pretende contribuir com a qualidade das interações entre pessoas que constituem este tipo de negócio.

O curso possui carga horária de 30 horas e é realizado em parceria com a The Family Business Network, a FBN, reconhecida como a maior organização de famílias empresárias do mundo. O Blog IBGC conversou, então, com Vânia Bueno, consultora em desenvolvimento humano e organizacional e instrutora do novo curso. Confira o papo a seguir:

BLOG IBGC: Quais foram as motivações da atualidade para pensar no tema do curso?
Vânia Bueno: Vivemos um período da história da humanidade muito especial, com mudanças acontecendo de forma profunda, abrangente e irreversível em todos os níveis dos sistemas. Talvez a resposta mais verdadeira sobre como resolver as grandes questões planetárias como a crise climática, a desigualdade e cybersecurity seja um sincero: não sei. Apesar de já termos passado por experiências de grande impacto como o Renascimento e a Revolução Industrial, o momento atual tem como agravante a enorme velocidade com que precisamos nos adaptar a tantas transformações simultâneas. Parte dos desafios estão sendo, e ainda serão, resolvidos pela tecnologia da robotização e da inteligência artificial, mas mesmo com todos os avanços, o que algoritmos não conseguem resolver são as relações complexas entre os seres humanos e a forma como nos comportamos e tomamos decisões.

Por que o curso é importante?
A cada estímulo, dilema e impasse somos influenciados e movidos por aspectos emocionais e reações imprevisíveis que podem gerar impactos de grandes proporções e alto alcance. Em um mundo cada vez mais globalizado e conectado a decisão de um cidadão ou grupo pode provocar resultados - desejados ou não - no presente e no futuro. Estamos preparados para agir de forma responsável e consequente? As chamadas ‘hard skills’ ou habilidades técnicas, seguem sendo importantes, mas já não bastam. É preciso evoluir agregando maior conhecimento e domínio das 'soft skills’ ou habilidades socioemocionais como comunicação assertiva, inteligência emocional, transformação de conflitos, diálogo, dentre outras. Fato é que refletir e aprender sobre as dinâmicas humanas é mais importante do que nunca.

Por que discutir esta temática especialmente na empresa familiar?
Se há um lugar onde as dinâmicas humanas são especialmente instigantes, é no contexto da empresa familiar. Isto porque relacionamentos são sempre complexos, seja no trabalho, na família ou no convívio social, mas na empresa familiar todas essas dimensões se encontram e se sobrepõem, criando uma rede de interesses muito ampla e com diversas possibilidades, para o bem e para o mal. Uma empresa familiar pode ter sua origem na vontade de duas pessoas com valores similares e afinidades positivas, mas sua longevidade e sucesso trazem como resultado a inclusão de muitos e novos agentes que, além de membros da família, tornam-se também sócios-parceiros nos negócios com participação e influência. Em alguns casos, o que um dia dependeu da vontade de duas pessoas se torna um sistema com centenas de indivíduos, com diferentes valores, preferências, idades e formações, que estão, direta ou indiretamente, envolvidos na tomada de decisões que podem definir a sobrevivência e a prosperidade dos negócios, e não menos importante, a qualidade da convivência no ambiente familiar. Em geral, essas dimensões se combinam e se influenciam mutuamente.

Quais benefícios as famílias empresárias encontrarão na abordagem que o curso propõe?
Famílias empresárias devem dedicar especial atenção às dinâmicas humanas porque é de sua natureza uma intrínseca vivência emocional, com mistura e sobreposição de papéis, expectativas e responsabilidades. É importante entender que apesar de complexas, as relações familiares constituem um ativo valioso, rico em interfaces com vocação para o fortalecimento de uma cultura positiva, colaborativa e engajada. Isto depende, no entanto, da sustentação de uma convivência empática, aberta ao diálogo e resiliente que só pode ser sustentada por um sistema de governança que fortaleça os vínculos de confiança e o senso de pertencimento. Enfim, as  dinâmicas humanas são essenciais para o sucesso e o bem-estar nas empresas familiares.

O que você pode nos adiantar sobre o conteúdo programático?
Estamos desenvolvendo este programa com o objetivo de oferecer, mais do que um curso, uma jornada de aprendizado compartilhado, considerando que cada participante trará consigo questionamentos relevantes e uma bagagem rica em experiências. Nosso diferencial será a criação de um ambiente de segurança para que, a partir de conteúdos especialmente produzidos, cada participante seja estimulado a refletir de forma a gerar novos saberes, técnicas e práticas que possam ser aplicadas no dia-a-dia. Importante compreender que não há respostas prontas ou fórmulas mágicas, mas um convite à observação, à análise e ao diálogo sobre nosso potencial humano.

E para aqueles membros da família empresária que estão na dúvida sobre escolher esta jornada, que mensagem você deixaria?
Sua dúvida é bem-vinda. Aliás, este curso é ideal para quem está nesse momento escolhendo com mais critério e consciência como usar de forma positiva seu tempo e atenção. Queremos oferecer uma oportunidade de pausa, reflexão e aprendizado em um momento em que há excesso de informação e carência de significado. Em nossos encontros, mais do que compartilhar conteúdo, aplicaremos métodos e estimularemos uma maior e mais profunda conexão, consigo mesmo, com o outro e com o mundo.

O curso será oferecido presencialmente no IBGC nos dias 6 e 20 de março e 3 e 17 de abril de 2023.
Para saber mais e realizar sua inscrição no curso, clique aqui

Foto: Neto Bertolotti

Confira as últimas notícias do Blog do IBGC

28/03/2024

Agenda de Vocalização e Influência: confira destaque

28/03/2024

Associados elegem o novo conselho de administração do IBGC

27/03/2024

Capítulo Santa Catarina sedia Seminário Sul e comemora 10 anos

26/03/2024

Pesquisa IBGC analisa diversidade de gênero e raça

26/03/2024

Startups: recomendações práticas para enfrentar desafios

25/03/2024

Novidades no Portal do Conhecimento