Atividades da área de V&I que marcaram a semana

Destaques incluem ações de relações institucionais e governamentais, comissões, capítulos e publicações do IBGC

  • 01/12/2023
  • Angelina Martins e Fernando Damasceno
  • Vocalização e Influência

A governança corporativa na América Latina tem movimentado a área de vocalização e influência do IBGC. A equipe participou de mesa redonda e painéis, e o instituto recebeu a visita de representantes de instituições latino-americanas.

Mesa Redonda da OCDE
Em 2022, mais de um quinto das 44 mil companhias listadas em 49 países divulgaram relatórios de sustentabilidade, de acordo com o Factbook 2023 da OCDE. A padronização da divulgação de informações ambientais e sociais das companhias foi um dos temas da Mesa Redonda de Governança Corporativa da Organização da América Latina, realizada em São Paulo nos dias 27 e 28 de novembro, em parceria com a B3 e CVM, e apoio do IBGC e outras entidades do mercado de capitais.

No primeiro dia, André Camargo foi um dos painelistas representando o IBGC, por ter sido autor da pesquisa do instituto feita sob encomenda da OCDE sobre a aplicação do princípio da "business judgement rule" (regra da decisão negocial) em países desenvolvidos e na América Latina.

No dia 28, Leonardo Pereira, vice-presidente do conselho de administração do IBGC, debateu a revisão das diretrizes de governança para empresas estatais da OCDE, que passou por audiência pública, mas ainda não foi concluída.

Intercâmbio latino-americano
O IBGC recebeu, no dia 28 de novembro, a visita de representantes de outros institutos de governança corporativa da América Latina. Na ocasião, o time de relações institucionais e governamentais do instituto discutiu como aprimorar o processo de integração entre as diferentes organizações da região.

Lista de representantes e suas respectivas entidades:

● Enrique Diaz - Presidente da Asociación de Secretarios Corporativos de América Latina (Peru).

● Patricia Aparicio - Representante da Asociación de Secretarios Corporativos de América Latina (Peru).

● Catalina Zea - Diretora executiva no Instituto Colombiano de Gobierno Corporativo (Colômbia).

● Piedad Rojas - Diretora geral de participações estatais no Ministério da Fazenda e Crédito Público da Colômbia.

● María Cristina Piñeros - Representante do conselho de administração do Instituto Colombiano de Gobierno Corporativo (Colômbia).

● Alexander Guzmán - Professor títular e co-diretor do Centro de Estudios de Gobierno Corporativo (CEGC) do Colegio de Estudios Superiores de Administración (CESA) e membro do conselho de administração do Instituto Colombiano de Gobierno Corporativo - ICGC (Colômbia).

● Maria Trujillo - Fundadora e co-diretora do Centro de Estudios de Gobierno Corporativo (CEGC) do Colegio de Estudios Superiores de Administración (CESA) e fundadora do Instituto Colombiano de Gobierno Corporativo (ICGC).

● Francisco Prada – Representante do Corporate Governance Officer para América Latina e Caribe do IFC.



Acompanhe mais notícias do Blog IBGC, clicando aqui.



Confira as últimas notícias do Blog IBGC