Confira o compilado de fevereiro do Chapter Zero Brazil

Destaques incluem nova identidade da iniciativa e artigos e eventos com foco em sustentabilidade

  • 04/02/2026
  • Victoria Andrade e Sandra Morales
  • Chapter Zero Brazil

O Chapter Zero Brazil, capítulo brasileiro da Chapter Zero Alliance, destaca em fevereiro novos conteúdos e eventos voltados ao meio ambiente. Confira abaixo materiais lançados desde dezembro de 2025.

1) Destaques

Guiding Principles for Climate and Nature Governance

Em colaboração com o Fórum Econômico Mundial, a Chapter Zero Alliance (previamente nomeada como Climate Governance Initiative) elaborou os Princípios Orientadores para a Governança de Clima & Natureza, um framework prático criado para apoiar conselhos do mundo todo na gestão de riscos com confiança, na integração de clima e natureza à estratégia de governança e na identificação de oportunidades para criação de valor no longo prazo.

Acesse aqui os Princípios na íntegra

Acesse aqui o Sumário

Acesse aqui o Guia Complementar (Guiding Questions)

Acesse aqui a imagem interativa dos Princípios

Directors’ Duties Navigator Climate Risk and Sustainability Disclosures - 5th edition 2026

Este Navigator apresenta os deveres dos conselheiros e visa apoiá-los a tomar decisões informadas, compreender suas obrigações legais relacionadas à gestão desses riscos e entender o panorama regulatório mais amplo relacionado ao clima no qual atuam. Esta é a 5ª edição do Navigator e foi elaborada pela Commonwealth Climate and Law Initiative.

Acesse aqui a versão na íntegra

Acesse aqui a versão em inglês da seção sobre o Brasil

Acesse aqui a versão em português da seção sobre o Brasil

2) Coletânea especial de artigos, pesquisas, publicações e relatórios

Guia de bolso para conselhos: ação pelo clima e pela natureza

Esta publicação oferece um guia prático para conselhos de administração integrarem natureza e clima à governança corporativa. Destina-se a conselheiros que buscam gerir riscos, aproveitar oportunidades e liderar a transição para modelos de negócio mais sustentáveis. Acesse aqui.

Kit de orientação para o planejamento da transição

O material contextualiza riscos e oportunidades da economia de baixo carbono e oferece ferramentas práticas para avaliação, governança e implementação de planos de transição. Acesse aqui.

COP30: Key outcomes for board directors

O documento sintetiza os resultados complexos das negociações em prioridades estratégicas acionáveis, destacando onde as empresas podem destravar valor na transição — especialmente no que diz respeito à nova meta anual de financiamento climático de US$ 1,3 trilhão estabelecida para 2035. Acesse aqui.

Sustainable Fiduciary Duty: How fiduciary duties can be a key to escaping the climate prisonersʼ dilemma | Net Zero Lawyers Alliance

O relatório enfatiza que as mudanças climáticas e a perda de biodiversidade geram riscos urgentes, materiais e sistêmicos. Os fiduciários do setor financeiro e de investimentos devem agir sem demora para evitar o financiamento de projetos com altas emissões, integrar riscos climáticos e de natureza nas decisões de investimento, exercer stewardship junto às empresas investidas e defender políticas que reduzam os riscos climáticos sistêmicos. Acesse aqui.

Already a Multi-Trillion-Dollar Market: CEO Guide to Growth in the Green Economy | WEF

A economia verde, que movimenta mais de US$ 5 trilhões por ano e cresce mais rápido do que os mercados tradicionais, oferece acesso a capital mais barato e a valorizações premium. O sucesso nesse setor exige o avanço de tecnologias, a redução de custos e a capacidade de navegar por regulamentações. Com base nas experiências dos CEO Climate Leaders, o relatório destaca lições e estratégias para empresas que buscam ganhar escala nesse mercado dinâmico e capturar suas expressivas oportunidades de crescimento. Acesse aqui.

A Review of the Link Between Sustainability and Performance | WBCSD

Este relatório examina se as ações transformadoras implementadas por executivos estão agora recebendo sinais mais claros dos mercados de capitais. Ele mostra que os mercados estão recompensando cada vez mais as empresas com estratégias de sustentabilidade credíveis. Executivos que alinham a redução de emissões e planos de transição robustos à estratégia financeira podem se beneficiar de menores custos de financiamento, melhor EBITDA por meio de eficiência e gestão de riscos, além de maior confiança por parte dos investidores. Acesse aqui.

The new sustainability playbook: Five priorities for a corporate reset | Reuters

A sustentabilidade está em um ponto de inflexão, e as empresas devem aproveitar este momento para um reset corporativo, concentrando-se nas prioridades críticas de sustentabilidade, incorporando-as à estratégia geral, mobilizando os conselhos para fortalecer a governança e a supervisão, aprimorando as narrativas para destacar inovação e benefícios para a sociedade e exercendo responsabilidade política corporativa para defender políticas públicas que viabilizem a transição. Acesse aqui.

92% of the global economy is decoupling emissions from growth | Energy & Climate Intelligent Unit

Entre 2015 e 2023, 92% da economia global desacoplou as emissões de CO₂ do crescimento econômico. Economias avançadas e alguns mercados emergentes alcançaram o desacoplamento absoluto, enquanto China e Índia apresentam desacoplamento relativo. Investimentos em energia limpa e indústrias net zero estão impulsionando crescimento e geração de empregos, demonstrando que a redução de emissões pode estar alinhada ao crescimento econômico. Acesse aqui.

Back to basics: The importance of climate governance to the net zero transition | IIGCC

À medida que os investidores navegam por um cenário em rápida evolução para a ação climática, uma governança sólida continua sendo a pedra fundamental de uma resposta corporativa eficaz. Este insight explora por que a governança climática é central para a gestão de risco financeiro e para a transição rumo ao net zero — e como o IIGCC está apoiando ativamente os investidores que buscam se engajar de forma mais eficaz com as empresas em suas práticas de governança climática. Acesse aqui.

Board Responsibility and Sustainability-Related Disclosure in Asia | OECD

As empresas desempenham um papel importante na supervisão das divulgações relacionadas à sustentabilidade. Este relatório examina como os conselhos de administração em oito economias asiáticas (China, Hong Kong, Índia, Indonésia, Japão, Coreia, Singapura e Vietnã) supervisionam divulgações relacionadas à sustentabilidade e os arcabouços legais e regulatórios que moldam seus relatórios. O relatório destaca a crescente convergência com padrões globais, bem como a diversidade na fiscalização dos deveres dos conselheiros, e identifica prioridades de política pública para fortalecer a governança e a transparência relacionadas à sustentabilidade. Acesse aqui.

Greenwashing and how to avoid it: an introductory guide for Asia's finance industry

Cocriado pela ClientEarth e pelo Asia Investor Group on Climate Change (AIGCC), este guia oferece um framework prático para que instituições financeiras e profissionais da Ásia naveguem os crescentes riscos legais, reputacionais e de mercado associados ao greenwashing. Acesse aqui.

Financing Asia's National Adaptation Plans: The region's adaptation plans and investor expectations

Em 2022, o grupo de trabalho da AIGCC consultou partes interessadas e identificou sete expectativas-chave dos investidores em relação ao processo de planejamento nacional de adaptação. Essas expectativas incluem, entre outros pontos, o uso de análises de cenários como base para o planejamento de adaptação e a garantia de divulgação corporativa dos riscos físicos. Posteriormente, a AIGCC analisou os planos de adaptação de nove mercados asiáticos e seu alinhamento com as sete expectativas iniciais dos investidores e suas 12 demais expectativas. A análise está disponível em um painel interativo on-line, que será atualizado periodicamente à medida que os países divulguem novas informações ou políticas. Acesse aqui.
 

Confira as últimas notícias do Blog IBGC