Conheça o guia de inteligência artificial para conselhos

A publicação do IBGC, Accenture e Microsoft aponta o papel dos conselheiros na definição da IA nas organizações

  • 18/10/2024
  • Angelina Martins
  • IBGC Comunica

O “Guia de Inteligência Artificial para Conselheiros de Administração”, já disponível no Portal do Conhecimento do instituto, foi desenvolvido pela Accenture e Microsoft, com a cooperação técnica do IBGC.

Recentemente lançado, o guia objetiva informar e preparar o conselheiro de administração para a realidade advinda do contexto tecnológico, auxiliando o entendimento e a integração da Inteligência Artificial (IA) às estratégias corporativas.

Além da contextualização histórica da IA, com uma linha do tempo da sua evolução, a publicação aborda seus fundamentos e impacto nas organizações com temáticas que incluem diferentes tópicos, entre os quais: visão, estratégia e sustentabilidade de IA; transformação do ambiente de trabalho; cibersegurança; desafios e prioridades para as empresas, IA generativa. Apresenta, ainda, exemplos de estudos de caso de IA generativa em áreas como varejo, meio ambiente, educação, tecnologia e saúde.

Sobre os conselhos de administração, a publicação aponta que é papel deles “definir a visão e estabelecer as diretrizes estratégicas para a adoção da IA na organização”. São responsabilidades que envolvem a definição da visão para IA, governança e gestão de riscos, engajamento de stakeholders e transparência e conformidade, entre outros tópicos.


Visite o Portal do Conhecimento do IBGC e acesse as mais diversas publicações sobre governança corporativa.


Confira as últimas notícias do Blog IBGC