Cursos in-company IBGC são customizados à realidade das empresas

Trata-se de capacitações que refletem a diversa grade curricular do instituto – e que podem ser realizadas para turmas exclusivas

  • 27/11/2023
  • Angelina Martins
  • Bate-papo

Os cursos in-company consistem em uma modalidade em que o IBGC soma a experiência adquirida em mais de duas décadas de sua grade regular de programas, com uma customização de conteúdo. A boa notícia é que praticamente todos os programas de capacitação do Instituto podem ser realizados nessa modalidade, em turmas exclusivas e com conteúdo adaptado à realidade da empresa.

O formato e a carga horária também são flexíveis – podem, por exemplo, se tornar workshop, seminário ou palestra. Para conversar sobre o diferencial desses cursos que tanto podem ser realizados no instituto quanto nas sedes das próprias empresas, convidamos Adriane dos Santos de Almeida, diretora de desenvolvimento do IBGC.

Blog IBGC: O que são cursos in-company?
Adriane de Almeida: São cursos oferecidos para organizações ou para grandes grupos. Podem ser para empresas ou mesmo para grupo de empresas, reunidos em associações ou entidades empresariais.

Quais os benefícios da organização ao contratar um curso in-company?
O primeiro é poder trazer o mesmo conteúdo para a organização, para que todos recebam a mesma informação de uma vez e fiquem alinhados. Isso facilita especialmente algum projeto específico de governança que a empresa esteja adotando. Pode ser um kick off de um projeto ou mesmo uma forma de educação continuada para fortalecer alguma iniciativa.

O segundo, é a possibilidade de customizar o conteúdo. Este tipo de curso oferece flexibilidade para adaptar o conteúdo às necessidades e conhecimento prévio do grupo. Por exemplo, um grupo que já tem conhecimento prévio de governança, pode seguir para conteúdos avançados. Ou então, algum tipo de organização – como cooperativas ou entidades do terceiro setor – podem ter o conteúdo de governança adaptado ao seu tipo de organização.

O que o Instituto considera para definir o conteúdo programático de um curso in-company?
Em primeiro lugar, a necessidade do usuário. Fazemos uma entrevista em profundidade para entender suas necessidades e os objetivos, bem como o grau de conhecimento das pessoas a serem capacitadas. Desenhamos o programa e em seguida, o validamos com o usuário. Finalmente, no decorrer da aplicação do programa, quando se entende necessário, ainda podemos realizar ajustes finos de rota.

Todos os programas de capacitação do IBGC podem ser realizados nessa modalidade?
Quase todos. Alguns programas possuem uma complexidade que não permite que sejam oferecidos várias vezes ao ano. Só que mesmo estes podem ser oferecidos, porém com adaptações para atender o objetivo dos grupos.

Qual a diferença dos cursos in-company em relação à grade regular de cursos oferecida pelo instituto nas modalidades presencial e on-line?
Quase toda a grade de cursos pode ser oferecida in-company. Porém, podemos criar conteúdos, dinâmicas e atividades diferenciados e exclusivos para as necessidades específicas da organização. Também é possível encurtar programas ou mesmo ampliá-los.

Pode comentar um pouco sobre a flexibilidade de formato desses programas?
Costumamos trabalhar mais com cursos, mas cada vez mais workshops têm sido demandados, principalmente como forma de atualização daqueles que estão fazendo nossos programas de forma recorrente. Por vezes, fazemos palestras, seja para conselhos de administração, em reuniões ou para grandes grupos.


Clique aqui e conheça o programa de cursos in company do IBGC.



Confira as últimas notícias do Blog IBGC