O “Global Risks Report 2026”, relatório divulgado pelo Fórum Econômico Mundial anualmente, traz um alerta importante: o mundo está na iminência de uma “policrise”, cenário caracterizado pelo enfraquecimento do multilateralismo, por fragmentação geopolítica, tensões socioeconômicas e desafios tecnológicos acelerados.
Esse cenário, caso venha a se confirmar, trará consequências para os negócios em escala global. Segundo o relatório, que ouviu cerca de 1.300 especialistas e executivos de 116 países, 57% dos entrevistados anteveem um cenário turbulento para a próxima década.
“Estamos testemunhando a turbulência causada por guerras cinéticas [conflitos físicos, com força real envolvida], o emprego de armas econômicas para obter vantagem estratégica e a crescente fragmentação das sociedades. E, à medida que esses riscos imediatos se desenrolam, desafios de longo prazo, da aceleração tecnológica à degradação ambiental, continuam a gerar efeitos em cadeia em todos os sistemas”, diz o relatório. “Paralelamente, regras e instituições que há muito sustentam a estabilidade estão cada vez mais paralisadas ou ineficazes na gestão dessa turbulência”, complementa a publicação do Fórum Econômico Mundial.
Ainda de acordo com o relatório, estas são as principais tendências identificadas: