IBGC fará parte de três grupos de trabalho da CGU em 2026

Representação segue trabalho iniciado em 2025

  • 20/01/2026
  • Victoria Andrade e Fernando Damasceno
  • Relações Institucionais e Governamentais

A partir de 2026, o IBGC fará parte de três grupos de trabalho vinculados à Controladoria-Geral da União (CGU). Seu representante será o especialista de relações institucionais e governamentais do instituto, Renan Perondi.

A representação dará continuidade ao trabalho que foi feito em 2025, quando se encerrou seu primeiro mandato como conselheiro do Conselho de Transparência, Integridade e Combate à Corrupção (CTICC), órgão consultivo vinculado à estrutura da CGU.

Ao longo de 2025, Perondi representou o CTICC no Fórum Interconselhos em duas oportunidades, nas quais formulou questões de integridade nos documentos enviados pela sociedade civil à COP30. Além disso, ele acompanhou o primeiro ano de execução do Plano de Integridade e Combate à Corrupção 2025-2027.

Outras atividades de 2025:

Apoio à Manifestação do CTICC favorável à ratificação do Acordo de Escazú pelo Congresso Nacional

Acompanhamento da criação do portal da transparência da COP 30

Acompanhamento da execução do 6º Plano de Ação Nacional de Governo Aberto

Para 2026, os desafios serão maiores ainda. Renan Perondi representará o IBGC como membro dos seguintes grupos dentro do CTICC:

• GT2 – Grupo de Trabalho Temático sobre Integridade na Relação Estado Setor Privado: co-coordenador do GT.

• GT4 – Grupo de Trabalho Temático sobre Combate à Corrupção: coordenação da elaboração de um relatório sobre aperfeiçoamentos da Lei Anticorrupção, a ser desenvolvido ao longo de 2026.

• GT7 – Grupo de Trabalho Temático sobre Mudanças Climáticas e Integridade Socioambiental: missão de levar os princípios de governança climática do Chapter Zero Brazil.
 

Confira as últimas notícias do Blog IBGC