Homenagem na Câmara dos Deputados, em alusão ao Dia de Combate à Corrupção, o início da participação do instituto em Grupo de Trabalho da Controladoria-Geral da União (CGU) e a assinatura em carta aberta pela valorização da CVM são os destaques da área de relações institucionais e governamentais do IBGC.
Homenagem ao instituto
O IBGC foi uma das organizações homenageadas na Câmara dos Deputados, em alusão ao Dia de Combate à Corrupção. A sessão solene, realizada no dia 10 de dezembro, foi uma iniciativa da deputada federal Adriana Ventura (Novo-SP) e contou com o apoio da Frente Parlamentar Mista de Fiscalização, Integridade e Transparência (FIT), formada por mais de 200 senadores e deputados federais de 18 partidos.
No total, foram entregues diplomas de reconhecimento a 12 instituições e 12 personalidades que se destacam em ações de combate à corrupção no Brasil. O IBGC foi representado por sua diretora-geral, Valeria Café (foto), que, em breve discurso, reforçou o compromisso do Instituto com a integridade. “Reforço nosso compromisso com essa agenda essencial para o futuro do país. Contem com o Instituto para colaborar na construção de políticas públicas que fortaleçam a ética, a governança e seus princípios”.
Mudanças climáticas e integridade socioambiental
O IBGC passou a integrar o Grupo de Trabalho Temático sobre Mudanças Climáticas e Integridade Socioambiental do Conselho de Transparência, Integridade e Combate à Corrupção (CTICC), órgão consultivo vinculado à estrutura da Controladoria-Geral da União (CGU).
O CTICC é um colegiado composto por representantes do governo (11 membros) e da sociedade civil (30 membros). Sua finalidade consiste em debater e sugerir medidas de aperfeiçoamento e fomento de políticas e estratégias, no âmbito da administração pública federal, e monitorar e avaliar políticas públicas e serviços públicos destinados à transparência e ao combate à corrupção.
O GT foi formalizado no dia 10 de dezembro. O IBGC definirá no começo de 2025 quem será seu representante no colegiado.
Fortalecimento da CVM
O IBGC, em conjunto com importantes entidades de mercado, divulgou em 11 de dezembro de 2024 carta aberta intitulada "O Fortalecimento da CVM como Pilar do Mercado de Capitais Nacional". O documento chama atenção para mudanças do mercado de capitais brasileiro, com aumento de instituições supervisionadas, surgimento de novos modelos de negócios e evolução da dinâmica tecnológica, sinalizando a importância de apoio e fortalecimento da CVM. O documento está disponível na seção de notas e posicionamentos do site do IBGC,
aqui.
Acesse
aqui mais notícias do Blog IBGC