O coordenador de relações institucionais e governamentais do IBGC, Renan Perondi, representa o Instituto nas atividades do G20 Social, no Rio de Janeiro, entre 13 e 15 de novembro.
O G20 Social é uma inovação instituída pelo governo brasileiro. O país preside o G20 pela primeira vez desde 2008, quando foi implantado o atual formato do grupo. Nas presidências anteriores, a sociedade civil costumava se reunir em iniciativas paralelas à programação oficial. Com o G20 Social, essas reuniões foram integradas à agenda construída pelo Brasil.
No primeiro dia das atividades, o IBGC participou do Fórum Interconselhos (foto), plataforma que estimula debates sobre a gestão de políticas públicas e o papel dos conselhos nacionais na promoção da democracia participativa. O Fórum também realiza processos formativos baseados na educação popular e fortalece os conselhos nacionais como espaços de interlocução entre Governo e sociedade civil.
Entre os dias 14 e 15, o IBGC integra a atividade autogestionada “Contribuições da transparência, integridade e combate à corrupção para o desenvolvimento sustentável”, ao lado de mais cinco organizações da sociedade civil. A atividade pertence ao eixo temático "Sustentabilidade, mudança do clima e transição justa" e tem como objetivo apresentar e ratificar recomendações à presidência do G20 sobre ações de transparência, integridade e combate à corrupção que visam fomentar o desenvolvimento sustentável.