No dia 12 de novembro o IBGC encerrou a 5ª edição do Programa de Mentoria para Startups e Scaleups, iniciativa que apoia o crescimento das startups brasileiras, unindo governança corporativa à estratégia de negócios.
A intenção foi proporcionar às 14 startups mentoradas conhecimento dos princípios e valores da governança corporativa desde o início dos empreendimentos. Durante o programa, que tem duração média de seis meses, empreendedores e mentores realizam ao menos uma sessão individualizada de mentoria por mês e participam de encontros coletivos e eventos de relacionamento.
Para fechar a 5ª edição, o instituto ofereceu aos participantes a palestra Panorama do ecossistema de startups no Brasil, conduzida por Gabriel Sant’Ana, diretor executivo da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), e Morganna Tito, consultora de inovação e ecossistema de startups da Inovabra.
Cintia Gontijo, CEO da Darta Büsiness, acredita que estar próximo de empresas que estejam na mesma fase de maturidade e desafios ajuda muito: “Agregou demais a participação nas mentorias coletivas e individuais - fomos guiados a debater nossa estrutura e visão de futuro. Além disso, identificamos que já tínhamos uma visão de governança, mas que foi aprofundada pela aceleração”.
A executiva completou: “Agora temos um direcionamento para preparar nosso crescimento, com estrutura interna. Alinhamos a visão de futuro e comunicação, especialmente entre os sócios. E como trabalhar externamente os resultados da empresa”.
No encerramento da 5ª edição do programa, Lucas Legnare, diretor de expansão e parcerias, agradeceu a participação e envolvimento de mentores, startups e parceiros, lembrando que “Governança é para todo e qualquer tipo de organização que queira investir em suas boas práticas”. Lucas pontuou também que o instituto inicia um processo de revisão e aprimoramento do programa, com novidades para 2025.