Ouça podcasts sobre o projeto Conselheiros pela Amazônia

A pedido do instituto, especialistas discutem em 5 episódios oportunidades para o desenvolvimento sustentável da região

  • 04/07/2024
  • Angelina Martins
  • Chapter Zero Brazil

O projeto Conselheiros pela Amazônia, financiado pelo Center for International Private Enterprise (CIPE), favoreceu o envolvimento de conselheiros de administração e executivos para a ação imediata em prol da governança climática. Ao promover diálogos e debates sobre desenvolvimento sustentável e preservação da Amazônia, a intenção do projeto foi criar uma rede que disseminasse conhecimentos e envolvesse líderes empresariais no combate às mudanças climáticas em suas atividades empresariais. Pretendeu-se, também, contribuir para acabar com o desmatamento na região, estimulado por atividades empresariais; e proporcionar aprendizado e conhecimento sobre ações/práticas que estão sendo desenvolvidas na região Amazônica, tanto no Brasil quanto nos países membros da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), formada por 8 países: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela) para conselheiros de administração e para diretores executivos.

O primeiro encontro do projeto foi realizado no dia 4 de maio de 2023, na sede do IBGC, norteado pela pergunta “Qual o papel dos conselhos frente ao desenvolvimento sustentável e a preservação da Amazônia?”. Na oportunidade, o embaixador Carlos Lazary, diretor executivo da OTCA, e Bruno Aranha, executivo e conselheiro na área de sustentabilidade, apresentaram para 26 convidados um panorama da atuação do Brasil e dos países signatários do Tratado de Cooperação Amazônica (TCA), além de ações que estão sendo desenvolvidas na região.

Após a realização de 6 mesas redondas durante um ano, foi elaborado um relatório contendo os aprendizados, temas discutidos, ideias de ação para o futuro, inclusive com depoimentos de participantes. Em ação complementar, a área de comunicação do IBGC elaborou 5 episódios de podcast em que especialistas na área abordam o desenvolvimento sustentável da região. Acompanhe:

Conecta #95 - Amazônia e Negócios - perspectivas e práticas para negócios conscientes - Vanessa Pinsky, conselheira deliberativa do Capitalismo Consciente Brasil e membro da comissão de sustentabilidade do IBGC, e Bruno Aranha, especialista em sustentabilidade, discutem o ecossistema de negócios local que está sendo pensado e desenvolvido com o objetivo de preservar o meio ambiente promovendo o desenvolvimento socioeconômico da região, com a geração de emprego, renda e bem-estar para a população local.

Esse objetivo requer uma agenda de negócios que compreenda riscos, busque oportunidades e desenvolva uma infraestrutura adequada para sustentar o crescimento desse ecossistema. Além de envolver lideranças e conselheiros para garantir o engajamento nesse processo.

Conecta #96 - Amazônia e Bioeconomia - oportunidades e desafios para o desenvolvimento sustentável - O destaque do episódio é a bioeconomia, que apresenta oportunidades e desafios significativos para o desenvolvimento sustentável do Brasil e do mundo. No Brasil, a região amazônica, por exemplo, abriga uma rica biodiversidade, recursos naturais valiosos e comunidades tradicionais, oferecendo um imenso potencial para a criação de uma economia baseada na utilização sustentável de seus recursos.

Ilana Benchimol Minev, presidente do Conselho de Administração da Bemol, conversa com Jacques Marcovitch, professor emérito da Universidade de São Paulo (USP) sobre oportunidades para o desenvolvimento sustentável relacionadas à promoção da bioeconomia, com uma abordagem que valoriza a conservação da biodiversidade, a inclusão social e o uso responsável dos recursos naturais.

Conecta #101- Gestão de cadeias de suprimentos e a atuação de empresas privadas em projetos na região amazônia - Flávia Pereira D'Angelo, assistente de Impacto Socioambiental do IBGC, conversa com Carlos Koury, diretor de inovação em Bioeconomia do Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam), sobre a gestão de cadeias de suprimentos e a atuação das empresas privadas no financiamento de projetos na região Amazônica.

Eles apontam que, para impulsionar o desenvolvimento sustentável na região, é necessário entender as oportunidades e desafios relacionados à formação de novos negócios nas cadeias produtivas da sociobiodiversidade amazônica - e compreender os obstáculos que os atores dessas cadeias enfrentam ao buscar acesso a mercados nacionais e internacionais, bem como identificar as estratégias necessárias para criar um ambiente propício à inovação e ao crescimento inclusivo dessas atividades econômicas na região.

Conecta #110 -Empreendedorismo sustentável, perspectivas e estratégias de governança - Luiz Euclides Barros Feio, economista sênior no Conselho Regional de Economia (9ª Região PA/AP), e Mayra Castro, fundadora da InvestAmazônia, discutem sobre o cenário do empreendedorismo sustentável aliado à governança e potencial.

Para eles, o empreendedorismo sustentável emerge como uma opção de negócio que busca a interseção entre economia e preservação ambiental, conceito que não apenas abraça a inovação e o crescimento econômico, mas o faz de maneira a minimizar impactos no meio ambiente e na sociedade.

Conecta #115 - Negócios sustentáveis na Amazônia exigem compreensão da dinâmica do desenvolvimento territorial - Neste episódio, Vanessa Pinsky, membro da comissão de custentabilidade do IBGC e conselheira deliberativa do Capitalismo Consciente Brasil, conversa com Denis Benchimol Minev, diretor-presidente da Bemol e cofundador da Fundação Amazonas Sustentável.

Eles afirmam que a gestão sustentável na Amazônia demanda o desenvolvimento de um novo ecossistema de negócios, que concilie a conservação ambiental com o desenvolvimento socioeconômico inclusivo, de baixo carbono, que valorize os saberes tradicionais e as vocações territoriais e suas oportunidades. Assim sendo, é importante que haja engajamento de conselheiros e demais agentes de governança na agenda de negócios sustentáveis na Amazônia, e que compreendam a dinâmica do desenvolvimento territorial, seus desafios e oportunidades na bioeconomia inclusiva.


Acompanhe mais notícias do Chapter Zero Brazil, clicando aqui.

Confira as últimas notícias do Blog IBGC