Está disponível no site do IBGC sua “Política de Voluntariado”. No documento constam as principais informações a respeito da prática, seus objetivos, princípios e diretrizes. Em bate-papo sobre o tema para o blog, o diretor de Conhecimento e Impacto, Luiz Martha, deu mais detalhes sobre a novidade. Confira abaixo a conversa na íntegra.
BLOG IBGC: É a primeira vez que o instituto elabora uma política de voluntariado? Contextualize um pouco a trajetória do voluntariado ao longo dos anos do IBGC.
Luiz Martha: Embora o IBGC tenha contado com o trabalho voluntário desde sua fundação, em 1995, esta é a primeira vez que o instituto formaliza uma Política de Voluntariado. Ao longo dos anos, a atuação voluntária esteve no centro da solidificação do IBGC como referência em governança corporativa no Brasil, com envolvimento de conselheiros, especialistas, professores, mentores, palestrantes, membros de comissões, coordenadores de nossos capítulos regionais, entre muitos outros.
O voluntariado sempre foi um pilar essencial na geração e disseminação de conhecimento pelo instituto, refletindo o espírito colaborativo da comunidade IBGC. A política recém-lançada vem para dar mais clareza, reconhecimento e segurança a essa atividade, respeitando o legado e estruturando as bases para um engajamento ainda mais qualificado e inclusivo.
O que motivou a sua criação?
Em um cenário de crescente mobilização de voluntários em múltiplas frentes, como comissões, eventos, grupos de trabalho, mentorias e programas como o PDeC e Chapter Zero Brasil, a política se torna uma ferramenta estratégica para fortalecer vínculos, preservar a cultura institucional e garantir isonomia e qualidade nos processos de participação.
Qual é a importância desse documento?
A nova política é um marco que consolida as diretrizes, responsabilidades e direitos do voluntariado no IBGC, alinhada ao Estatuto Social, Código de Ética e demais políticas internas do instituto. Sua criação foi motivada pela necessidade de formalizar um modelo de engajamento baseado nos princípios de governança corporativa (integridade, transparência, equidade, responsabilização e sustentabilidade), em linha com as melhores práticas organizacionais e a legislação vigente sobre trabalho voluntário (Lei 9.608/1998).
Quais são os benefícios esperados da nova Política de Voluntariado para o IBGC e para os voluntários?
A nova política traz benefícios relevantes tanto para o instituto quanto para quem se engaja voluntariamente em suas atividades. Para o IBGC, representa um avanço na estruturação e formalização do voluntariado, com diretrizes claras que garantem mais segurança jurídica, previsibilidade e coerência institucional. Também fortalece o compromisso com diversidade, inclusão e equidade, ao estabelecer critérios transparentes para seleção, atuação e permanência dos voluntários.
Já para o voluntariado, a política reforça o reconhecimento institucional de seu papel estratégico e reforça um ambiente ético, respeitoso e alinhado aos valores do instituto, oferecendo oportunidades concretas de desenvolvimento pessoal e profissional. Ao promover engajamento qualificado, a política contribui para que a atuação voluntária no IBGC continue sendo sinônimo de pertencimento, impacto e construção de um novo legado.
Os associados que atendem aos requisitos da política e atuam como voluntários receberão comunicações oficiais do IBGC sobre como aderir à política. Novos voluntários também receberão orientações em breve via canais oficiais do instituto.
*Para conferir o documento diretamente no site do IBGC clique
aqui.