O capítulo Ceará promoveu uma iniciativa virtual dedicado à discussão sobre Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I) no contexto da governança corporativa. Marina Kim, coordenadora da Comissão de Pessoas do IBGC e coautora da cartilha
Caminhos para a Inclusão: Construindo um Ambiente Equitativo e Diverso, esteve presente no encontro para trazer debates e reflexões sobre o tema.
"Apostar em diversidade, equidade e inclusão faz bem para qualquer organização em muitas camadas. Gera um ambiente mais organizado, acolhedor e ágil, com pessoas que se sentem pertencentes e seguras e por isso trabalham com autonomia e constroem relações mais honestas, equilibradas e sustentáveis", destacou Marina durante a sua fala.
Os agentes de governança do capítulo Ceará também compartilharam experiências, desafios e aprendizados em suas trajetórias na implantação de práticas de DE&I em diferentes contextos organizacionais.
Cartilha DE&I
O documento elaborado pelo IBGC contribui com a formação básica de profissionais de todas as áreas e níveis hierárquicos sobre os fundamentos da diversidade, equidade e inclusão no ambiente organizacional.
A cartilha traz definições importantes sobre os perfis de diversidade (étnico-racial, de gênero, LGBTQIA+, pessoas com deficiência, geracional, entre outros), apresenta conceitos fundamentais como interseccionalidade, vieses inconscientes, privilégio, liderança inclusiva e cultura organizacional inclusiva, além de indicar caminhos concretos para avançar nessa agenda com responsabilidade e sensibilidade.
Confira a cartilha
Caminhos para a Inclusão: Construindo um Ambiente Equitativo e Diverso clicando
aqui.