Evento debateu finanças, IA e empresas familiares em Fortaleza
O Capítulo CE realizou na última terça-feira, 18 de novembro, o Conexão Governança em Fortaleza, Ceará. O encontro reuniu especialistas e profissionais renomados para uma tarde de discussões sobre finanças, inteligência artificial e empresas familiares.
O primeiro painel, “30 anos de governança no IBGC”, contou com a participação de Ivan Bezerra, presidente da TBM Têxtil Bezerra de Menezes, e Ivan Bezerra Neto, diretor-executivo da mesma companhia. A moderação foi conduzida por Ênio Leão, conselheiro de administração do IBGC.
“Governança e transformação no digital” foi o segundo painel da tarde e ficou sob apresentação de Emanoelle D., coordenadora de FP&A na M.Dias Branco. A moderação ficou a cargo de Lina Salles, coordenadora do capítulo Ceará do IBGC. O debate trouxe reflexões sobre como a digitalização e a análise de dados estão redefinindo processos de governança e exigindo novas competências dos conselhos.
Após o intervalo para coffee-break, o terceiro painel, “Governança e finanças”, reuniu Alan Lutife, superintendente de atacado da CAIXA, e Luiz Gustavo Vianna, diretor de finanças e administração do Grupo Marquise. A moderação foi conduzida por Renata Santiago, coordenadora-geral do capítulo Ceará do IBGC.
“Para nós é uma alegria muito grande realizar o Conexão Governança aqui em Fortaleza versando sobre um tema que é muito importante; desde falar de governança entre gerações, no processo de automatização que estamos vivendo, finanças e, por fim, falar de trajetórias de governança de empresas familiares”, elucidou Renata Santiago, coordenadora-geral do Capítulo Ceará.
Encerrando a programação, o painel “Jornada em busca das melhores práticas de governança” foi apresentado por Rodrigo Frota, sócio da Astor Partners, com moderação de Georgia Pessoa, sócia-diretora da Pupa Consultoria. O painel trouxe insights sobre a importância da adaptação contínua e da busca por excelência na governança corporativa.