O Museu Oscar Niemayer sediou a 8ª edição do Seminário de Finanças e Governança Corporativa, iniciativa conjunta do IBGC e do IBEF-PR, nesta terça-feira, 13 de maio. O evento reuniu grandes nomes do mercado para debates estratégicos sobre temas essenciais para o futuro dos negócios.
Lucas Legnare, diretor de expansão e parcerias do instituto, realizou a abertura do primeiro painel agradecendo a parceria do IBEF-PR e enfatizou a importância do Capítulo para o instituto. “O Paraná é parte vital da jornada do IBGC, trazendo os princípios da governança para setores como agricultura, indústria e tecnologia, destaques do estado”, disse.
Deborah Wright, presidente do conselho de administração do IBGC, completou a fala de Lucas Legnare e detalhou sobre novo ciclo de planejamento estratégico de 2026-2030. “O novo planejamento está sob responsabilidade do conselho em conjunto com a consultoria da McKinsey & Company. Criamos um comitê de estratégia ad hoc, que trabalha em conjunto com a diretoria-geral e se dedicou a analisar e definir os objetivos que nos orientarão nos próximos cinco anos”, enfatizou. Em seguida, a presidente chamou Yuri Müller Ledra, vice-presidente Jurídico e de Compliance Copel, para falar sobre a jornada de governança corporativa da empresa ao longo dos anos.
A nova era da gestão: como a inteligência artificial está redefinindo a estratégia corporativa, segundo painel do dia, ficou por conta de Sandro Guedes, Head of Brazil Corporate Team no Google. Em seguida, Renata Abravanel, presidente do conselho do Grupo Silvio Santos, e Paula Setubal. conselheira da Dexco S.A, deram andamento ao terceiro painel que tratou sobre sucessão empresarial.
Ariane Santos, fundadora e CEO da Badu Design, Marcelo Rosenbaum, diretor criativo e presidente do Instituto A Gente Transforma, e Miriam Andrade, membro do comitê de sustentabilidade do Portobello Grupo, assumiram o quarto painel para falar sobre sustentabilidade e impacto social. Para encerrar o evento, Rita Mundim, diretora da Aporte Educacional e comentarista econômica da Rádio Itatiaia e da CNN Brasil, apresentou o painel “Cenário político e econômico: desafios e oportunidades”.
Ano de celebrações
A noite foi marcada pela celebração de 20 anos do Capítulo Paraná, 30 anos do IBGC e 40 anos do IBEF-PR com a realização de um coquetel exclusivo realizado ao final do evento. Durante a sua fala de encerramento, Lucas Legnare chamou ao palco alguns coordenadores voluntários para uma homenagem realizada pelo instituto sobre as duas décadas do capítulo Paraná.
“O voluntariado é a base do IBGC, obrigado por não só sustentarem essa base, mas também por torná-la ainda mais forte”, encerrou.
*Confira o livro
Jornada de Propósito | O IBGC e os 30 anos da governança corporativa no Brasil clicando
aqui.