Imersão IA retorna com nova edição para líderes em governança

Evento reúne conselheiros e executivos para debater estratégias, práticas e o papel da governança responsável na era da IA

  • 06/02/2026
  • Victoria Andrade
  • Eventos

O IBGC realizou a segunda edição da “Imersão IA na Sala do Conselho: da Reflexão à Ação”, iniciativa que aconteceu na última quinta-feira, 5 de fevereiro. Voltado a conselheiros, executivos C-Level e profissionais de alta liderança, o evento teve como objetivo capacitar participantes para entender a inteligência artificial como um vetor estratégico de transformação, alinhando inovação, governança, ética e prática corporativa.

A imersão combinou painéis com especialistas do mercado, palestras focadas em tendências e responsabilidades da IA, além de atividades práticas que exploram ferramentas e simulações aplicadas à tomada de decisão em conselho.

Adriane Almeida, diretora de Ensino e Inovação do IBGC, iniciou a abertura institucional ressaltando a importância do tema. “IA nunca para”, resumiu, e enfatizou que a iniciativa reforça temas atuais de forma aplicada, estimulando o networking e auxiliando na jornada dos conselheiros.

A palestra de abertura “Upgrade mental: por que é preciso pensar diferente na era da IA” foi ministrada por Karina Barcellos, Chief Strategy Officer na Another.co. Ela destacou que, embora a IA traga ganhos significativos aos processos organizacionais, o fator humano continua indispensável - variáveis como estratégia, julgamento, leitura de contexto, decisão final e responsabilidade são inerentes ao fator humano. “A IA não substituiu a liderança”, defendeu.

Cristiane Gomes, diretora de tecnologia e digital da Motiva, e Camila Nagano, head de privacidade e governança de IA no iFood, compartilharam o segundo painel da manhã com o tema “IA na vida real: histórias corporativas de sucesso”, mediado pela jornalista Silvia Bassi. “A IA tem que estar dentro do modelo de governança da companhia”, Cristiane afirmou.

Após um rápido intervalo, Pär Edin, artificial intelligence leader and former board committee chair na KPMG LLP, ministrou a palestra “Excelência no conselho na era da IA agêntica”. “Quais são os 5 principais pontos de atenção para conselhos sobre IA?” foi a pergunta que guiou a palestra do executivo. Ele destacou:

  • Compreender as tendências em IA;
  • Capturar os benefícios da IA;
  • Gerir os riscos relacionados à IA;
  • Impulsionar estratégia e transformação;
  • Facilitar o trabalho do conselho.

Além disso, cibersegurança também foi um ponto de enfoque durante a sua fala, tendo em vista que os cibercriminosos estão “muito mais produtivos”, segundo Pär Edin. “Eles podem te atacar de forma mais eficiente. Você precisa desafiar constantemente o nível de proteção cibernética que tem e, se você não mudou esse nível desde antes da IA generativa, eu te convido a reexaminar essa escolha”, alertou.

Em seguida, Gustavo Araújo, co-founder & Chief AI Officer na Distrito, apresentou o painel “Desafios da empresa cognitiva, para além do Digital e AI Agents”.

Prática em IA

A segunda parte do evento, durante a tarde, foi o momento de colocar em prática os aprendizados da manhã. Edney Souza, professor na USP, conduziu a aula-guia sobre o domínio de ferramentas de IA. Em seguida, Rodolfo Fücher, integrante do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável da Presidência da República, junto a Alessandra Fu, Director Enterprise Architect na Salesforce, e Diego Ciarrocchi, IA Product Manager na Amazon, para realizar a atividade prática “IA na tomada de decisão: simulações de conselho”.

Ao final do dia, os quatro profissionais responsáveis pelas atividades práticas conduziram a palestra “Inteligência coletiva: o que aprendemos e como transformar em prática”, que marcou o encerramento da programação.  

Confira as últimas notícias do Blog do IBGC

06/02/2026

Imersão IA retorna com nova edição para líderes em governança

05/02/2026

IBGC assina manifesto que propõe um Código de Conduta para o STF

04/02/2026

Confira o compilado de fevereiro do Chapter Zero Brazil

03/02/2026

Conflitos geopolíticos podem gerar ‘policrise’ inédita, segundo Global Risks Report 2026

02/02/2026

“Resiliência se constrói com vivência e disciplina”

30/01/2026

IBGC divulga candidatos que disputarão vagas do conselho de administração